quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Esforços Missionários no Piauí Precisam de Voluntários!


                O estado do Piauí segundo dados do IBGE é o estado mais católico da federação e segundo os dados de instituições evangélicas como a SEPAL é também o menos evangelizado, ou seja, com o menor índice de evangélicos. Os desafios são enormes se levado em conta estes dados, mas o desafio se torna ainda maior se levarmos em conta a quantidade de povoados e do distanciamento de norte a sul do estado piauiense, alem da dificuldade de acesso aos povoados que são esquecidos até pelos poderes políticos que não facilitam o acesso destes povoados a maiores informações. Para citar um exemplo importante, no mês de setembro uma equipe do Pró Sertão com um grupo de voluntários suíços fizeram uma expedição missionária pelo alto sertão piauiense que vivem na crise da seca, que é uma das maiores secas dos últimos tempo, e este grupo de voluntários por dias presenciaram muitos testemunhos de povoados isolados de todo e qualquer beneficio, esta expedição foi realizada na região da serra das confusões, e na oportunidade realizaram vários trabalhos na área social como distribuição de alimentos e ainda um grande trabalho evangelístico, principalmente com as crianças. Mas o que quero mostrar com isso é que o trabalho é enorme, é grande demais, de todos os povoados que já visitei até hoje, posso citar um bem conhecido que é o Boi Lanranjo, região de Francisco Ayres PI, onde a dificuldade é tão grande para chegar que em carros pequenos é quase impossível.
                Diante destes desafios chegamos a conclusão de que é fundamentalmente necessário a união das igrejas genuinamente evangélicas para assumirem este desafio, pois encontramos grandes igrejas nos centros urbanos que estão mais preocupadas com sua situação administrava do que com os povoados que estão em seu entorno, e cada igreja preocupada com o seu crescimento local do que uma verdadeira força tarefa com o fim de evangelizar o sertão, pessoas sem Cristo, e que se não houver um esforço desta natureza será difícil alcançar o sertanejo.
                Esforços estão sendo empregados por diversas instituições evangélicas para o período de janeiro de 2013, e todos estes esforços ou projetos contam com voluntários que estão imbuídos do desejo de anunciar o evangelho, que reconhecem esta necessidade e que se doam, são estes estudantes que doam sua férias para este fim, profissionais liberais ou de outras áreas que também doam suas férias para trabalhar na evangelização do sertanejo, e claro existem aqueles que na retaguarda contribuem financeiramente para que estes projetos sejam possíveis de realizar, e os que são sem duvidas exemplos para todos nós, os aposentados que ainda na velhice prosseguem dando fruto e com um chapéu na cabeça enfrentam o sol do sertão participando destes projetos. Merece destaque aqui a Missão Juvep que a mais de 30 anos tem se esforçado na plantação de diversas igrejas sertanejas em locais com o menor índice de evangélicos e mais uma vez em janeiro estará realizando um projeto assim, e de modo especifico como estamos nos referindo, a missão Juvep já plantou duas igrejas na região Piauiense.

                Neste mês de janeiro de 2013 dois projetos importantes serão realizados no Piauí, um deles é um projeto de fortalecimento de um campo missionário recém criado pela AICEB Nordeste (Aliança da Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil – Região Nordeste), este projeto será realizado pelo PROAV, (Projeto Água Viva). O PROAV que possui três missionários no nordeste, tem realizado todos os anos grandes projetos de plantação e fortalecimento de diversas igrejas em nossa região e o Piauí tem sido um dos grandes privilegiados através desta missão, que é comandada pelo Pr. Dr. Tinôco que tem sua sede em Belo Horizonte MG. O trabalho consiste fundamentalmente na realização de uma missão integral dando suporte para que portas venham se abrir cada vez mais, ou seja, é uma agencia facilitadora, que para gloria de Deus uma equipe oriunda de Campinas SP e Belo Horizonte já confirmaram presença e cerca de 25 jovens da região nordeste estão sendo desafiados a participar deste projeto na cidade de Porto PI. Isto é resultado de uma parceria das instituições AICEB Ne, PROAV e SAM (missão Suíça). O PROAV será de 04 a 16 de janeiro.
                O outro projeto é o CMI (Capacitação Missionária de Igrejas), este é um projeto muito ousado idealizado pelo Pró Sertão, uma missão que visa agregar diversas denominações genuinamente evangélicas e outras missões e igrejas para que o sertão seja alcançado, o objetivo é promover a capacitação de grandes, medias e até pequenas igrejas nas cidades nordestinas, com o fim de se abrir a visão missionária e torna-la responsável pelos povoados, é uma capacitação mais pratica do que teórica, ou seja, leva a igreja a se mover, a agir e usar os dons disponíveis não somente na igreja local, mas ultrapassar as barreiras da dificuldade de evangelização de povoados e vilarejos. Este projeto conta também com voluntários, mas com um grupo um pouco mais seleto, porque os voluntários devem ser seminaristas, pastores, educadores e missionários, afinal o objetivo é capacitar uma igreja a cumprir sua missão. O CMI desta vez será em São Raimundo Nonato, uma equipe esta sendo formada para levar a capacitação daquela igreja, já temos alguns voluntários do STBT (Seminário Teológico Batista de Teresina), mas queremos contar com mais voluntários de outras instituições de ensino teológico do pais, por isso você que quer fazer parte desta iniciativo, Pró evangelização do nordeste, especificamente desta feita o Piauí, entre em contato conosco. Pelo endereço eletrônico clebercampospi@hotmail.com ou pelos telefones (86) 9993 2711 / 9986 5220.
                Aos seminaristas, pastores e educadores, que querem participar dos dois projetos devem fazer as inscrições separadamente, pois são dois projetos distintos. O projeto em Porto PI (160 km de Teresina) terminará no dia 16 e no mesmo dia estarei indo para Teresina, e de lá sairei com uma equipe de capacitadores no dia 17 antes do meio dia, por volta das 10:00h para São Raimundo Nonato PI (540 km da capital). É importante que as inscrições sejam feitas até o fim de novembro, ou seja, até o dia 30 deste mês. (Lembrando que a equipe capacitadora será de apenas 12, podendo agregar apenas aqueles que querem participar para serem capacitados na intenção de levar o projeto para sua igreja).

Contamos com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A História de Mary Jones